segunda-feira, 22 de maio de 2017

Receita do pão em SPC

Receita do pão em SPC (Símbolos Pictográficos para Comunicação) elaborada pela professora de Educação Especial Isabel Oliveira.



sábado, 13 de maio de 2017

Panfleto do SemBom de arroz e grão de bico


Panfleto do SemBom de arroz e chícharo


O "SemBom" é Bom!


Degustação de pão

No dia que em que demos a conhecer os nossos pães (dia 10 de maio âs 15:30 horas) tivemos a honra e a satisfação de contar com os nossos pais, mães e outros familiares e também com a presença do Diretor do nosso Agrupamento, professor Ângelo Garcia, da coordenadora do projeto TEIP, professora Raquel Lopes, do Presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, senhor João Rondão de Almeida, das investigadoras do INIAV, as engenheiras Teresa Carita e Ana Bagulho, e a ainda da comunicação social local, o jornal "Linhas de Elvas" e a "Rádio Elvas".





Vídeo reportagem:


Fabrico de pão

No dia da apresentação pública do nosso pão estivemos durante toda a manhã a produzir vários quilos de pão de arroz com grão de bico e de pão de arroz com chícharo. Tivemos a ajuda das nossas professores Maria Antónia Sousa e Isabel Oliveira, da nossa assistente operacional D. Maria João e de algumas das nossas mães.






sábado, 6 de maio de 2017

Entrevista para Rádio Elvas


Esta semana fomos entrevistados por uma jornalista da Rádio Elvas. A entrevista será emitida no programa "Ponto de Vista" (http://radioelvas.com/) no dia 10 de maio, quarta-feira, às 17:00 horas.








quinta-feira, 4 de maio de 2017

domingo, 30 de abril de 2017

Leguminosas: benefícios da sua incorporação no pão

Determinação da composição das leguminosas para descobrir os possíveis benefícios da sua incorporação no pão sem glúten à base de farinha de arroz.


domingo, 23 de abril de 2017

Análise do pão com chícharo e do pão com grão de bico




No 21 de Abril tivemos de tomar grandes decisões para o nosso projeto de pão sem glúten!
Primeiro, decidimos que a base do nosso pão seria a farinha de arroz.
Segundo, tínhamos que decidir se associar farinha de chícharo ou farinha de grão de bico. Antes, já tínhamos posto de parte outras duas possibilidades: a ervilha e a faveta de Beja.
A opção recaiu no grão de bico porque, depois de várias observações e várias provas (textura, volume, cheiro, sabor, facilidade de elaboração, propriedades nutritivas, etc.) foi por nós considerada  a melhor.








Plantação de cereais e leguminosas - quarta observação

Vejam o aspeto das nossas plantas no dia 21 de abril.
A maior parte delas já apresenta flores e até frutos, como a aveia e a cevada (cereais) e o chícharo e a ervilha (leguminosas).






Clique em "Ler mais" para ver as fotos de todas as plantas...

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Características do pão com e sem glúten

Primeiro, colocámos na máquina de fazer pão a farinha de trigo mole, sal, água e fermento. O resultado foi um pão mais escuro, mais húmido e mais consistente.
A seguir fizemos o pão sem glúten, colocando na máquina do pão farinha tradicional sem glúten. Desta vez o resultado foi um pão mais claro, leve e balofo.

Este é o aspeto de uma fatia digitalizada de cada um dos pães:
Pão sem glúten (à esquerda) e pão com glúten (à direita)

Estivemos a efetuar um estudo dos dois tipos de pão e registamos numa folha as nossas observações em relação à cor, volume, sabor e espessura.
Pão com glúten (à esquerda) e pão sem glúten (à direita)







No final, saboreámos os dois tipos de pão. Alguns de nós preferimos o pão sem glúten, mas houve também quem preferisse o sabor do pão de trigo mole.

Agora vamos descansar uns dias, gozando as férias de Páscoa e quando regressarmos às aulas iremos novamente às instalações do INIAV. Desta vez, combinaremos diferentes quantidades de farinha de chícharo e testaremos o sabor do pão sem glúten, para podermos finalmente produzir o nosso pão ao qual vamos dar o nome de “Sem Bom”. "Sem" porque não terá glúten e "Bom" porque queremos que tenha um sabor do nosso agrado.

Estudo da farinha de chícharo

No dia 28 de março fomos de novo ao laboratório do INIAV de Elvas para começarmos a testar as diferentes opções de leguminosas que temos à disposição para experimentar produzir um pão sem glúten.


Em primeiro lugar vamos ensaiar a possibilidade de elaborar um pão a partir duma farinha sem glúten tradicional ao qual vamos adicionar uma leguminosa, o chícharo. Para podermos adicionar esta leguminosa à farinha, tivemos que a demolhar e depois deixar secar. Depois de seca foi à estufa para lhe ser retirada toda a humidade para poder ser moída. Depois de moída foi peneirada.
Demolha

Secagem natural

Secagem em estufa

Moagem

Peneira

A seguir, analisamos as propriedades da farinha de chícharo (e de outras sementes como a ervilha, o grão de bico e a faveta), principalmente no que diz respeito à percentagem de fibra, de proteína, e de cinzas.
Neste aparelho medimos a proteína.
Neste aparelho medimos a fibra.
Neste aparelho medimos as cinzas.

No fim, comparámos ainda o aspeto das duas farinhas, a de trigo mole e a de chícharo claro e escuro, e concluímos que o chícharo é uma boa opção para a elaboração do nosso pão.